top of page
Buscar
  • Foto do escritormoisespescador

Porque um artista faz arte?

Você já parou para se perguntar porque um artista faz arte? Pode até parecer uma pergunta simples, mas se você consome algum tipo de arte e certamente você o faz, algo no artista e no que ele faz, chamou sua atenção. Outros fazem o que ele faz, talvez não como ele faz, mas será porque ele faz? Te convido a olhar a arte de um outro ponto de vista. Boa Leitura.



No texto passado trouxemos a pergunta sobre o que é arte e falamos sobre a sua finalidade. "O que é arte? Trabalho ou diversão?" e se você é artista e ainda não leu esse texto, ou se interessa por arte e as vezes se faz essas perguntas. Volta lá e leia o texto e procure entender a arte de um outro ponto de vista.


Antes de começarmos o texto eu te convido a refletir como você enxerga a arte. Para isso eu deixo algumas perguntas em tópicos abaixo:


> Você vê a arte como lazer e diversão? > Você vê a arte somente como entretenimento? > Você tem a ideia que todo artista sonha em ser famoso? > Já se perguntou por que um artista faz arte? > Já parou para refletir qual o sentido social da arte? > Pra você qual é o papel da arte na sociedade?


Bom, agora que você já refletiu um pouco sobre o que você pensa e acredita sobre a arte e qual o papel dela na sociedade, acho que podemos introduzir outros pensamentos e outros pontos de vista. Vou trazer alguns conceitos técnicos e também uma perspectiva pessoal sobre o assunto.


Porque um artista faz arte?


Se você é um artista certamente se faz essa pergunta frequentemente, mas se você admira um artista e gosta do que ele faz, possivelmente em algum momento você vai se deparar com essa pergunta. Parece muito fácil responder essa pergunta, mas não é. Principalmente se você é o artista. Algumas pessoas até banalizam a arte e o porque do artista dizendo: "ele faz arte porque quer ganhar dinheiro", ou, "ele faz arte porque quer aparecer", mas a mais comum é, "ele faz arte porque tem um sonho de ser famoso". Bom, não vou dizer que isso está errado, porque um artista precisa sim ganhar dinheiro, pois como vimos no texto anterior a arte é sim um trabalho ("O que é arte? Trabalho ou diversão?" ). Um artista também precisa aparecer, ele precisa chamar a atenção do seu público com o que ele faz. Mas a última resposta da nossa listinha das três mais comuns é a que mais me deixa encucado, "ele faz arte porque tem um sonho de ser famoso". Será isso mesmo? Todo artista quer se tornar famoso?


Será que todo pintor sonha em se tornar um Leonardo Da Vinci, um Portinari ou um Michelangelo. Será que toda cantora sonha em se tornar uma Madona, uma Beoncé, uma ludmila ou Anitta. Será?


Acredite, a fama pode mexer sim com o ego das pessoas, mas não é o seu ego que irá te levar a fama. Se você analisar o caminho de vários artistas de sucesso, dançarinos, produtores musicais, produtores artísticos, atores e atrizes, você verá algo em comum em todos eles. Todos sabiam bem, o que faziam, como faziam e porque faziam. Isso mesmo acabei de trazer para você as três perguntas da teoria do Círculo de Ouro criada pelo inglês Simon Sinek, a sua teoria foi gravada em 2009 no TED e está disponível em 42 idiomas.


Mas antes de responder porque um artista faz arte vamos analisar o Círculo Dourado.



O que vemos na figura acima é um fato, todo mundo sabe o que quer, mas nem todo mundo sabe como fazer para obter o que quer, e menos ainda sabem porque querem. Parece besteira né, mas não é, algumas pessoas lutam tanto por algo e quando conquistam percebem que não é aquilo que elas verdadeiramente desejavam no seu interior.


Acabamos de trazer o conceito de propósito, que está intimamente ligado ao porque você faz aquilo, ou porque você deseja aquilo. E o seu propósito tem que estar alinhado ao seu objetivo, porque ai sim você saberá responder todas as perguntas dos círculo de ouro. Se você tem um objetivo e ele está alinhado com o seu propósito, certamente você irá descobrir O QUÊ deve fazer e COMO deve fazer para alcançá-lo, e sabe porque eu falo isso? Porque você descobriu que tem um Propósito e sabe qual é. E se o seu propósito for alimentado por uma fé inabalável certamente você irá encontrar caminhos que te levará ao sucesso que você deseja.


Percebeu que o seu caminho para o sucesso tem como base o seu propósito? É o PORQUE você faz o que faz, que vai te permitir que você cresça no caminho que escolheu seguir.


Bom, e para finalizar o texto voltamos a indagação original. Por que um artista faz arte?


Um artista faz arte pelo mesmo motivo que um engenheiro faz casas, por que as pessoas precisam de um lugar para morar e certamente esse engenheiro enxerga um propósito em sua profissão. Um artista faz arte pelo mesmo motivo que uma professora leva conhecimento aos seus alunos, ela também vê um significado naquilo que faz e acredita que a educação é libertadora. Um artista faz arte pelo mesmo motivo que um médico cuida do seu paciente, ele encontrou um propósito em cuidar das pessoas e salvar vidas.


Um artista faz arte porque ele encontrou um propósito em sua arte, algo que vai transformar a sua própria vida e a vida das pessoas que tiverem contato com sua arte. Quem admira um artista certamente gosta do que ele faz e se encantou com a maneira de como ele faz arte, mas o que faz o público se conectar com a arte de um artista é o seu propósito, o PORQUE ele faz arte.


Em outro momento vou trazer aqui relatos de artistas para vocês entenderem o que existe por trás da arte de cada um. Mas falando só um pouquinho de mim e do porque eu faço arte, eu digo para vocês que, além de amar escrever e de cantar, eu faço arte porque eu acredito que ela é uma ferramenta de transformação muito poderosa.


Se você gosta de arte e chegou até aqui. Pare para pensar um pouco sobre o assunto. Já parou pra pensar qual a importância da arte para a sociedade?


Este é um assunto para um próximo texto aqui blog, acompanhem.



Conecte-se comigo!


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que possam se interessar em aprender mais!



Caso prefira, pode mandar um e-mail para moisespescador.oficial@gmail.com .

Um abraço e até a próxima!

581 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page