top of page
Buscar
  • Foto do escritormoisespescador

Qual a importância da arte para a sociedade?

Atualizado: 3 de mai. de 2021

Se você ainda não parou para refletir sobre a importância da arte para sociedade, certamente você está consumindo arte de maneira muito superficial e pode estar perdendo a oportunidade de permitir que a arte transforme sua vida. Te convido a olhar a arte de um outro ponto de vista. Boa Leitura.



Estamos desenvolvendo uma série de textos para fazer você refletir sobre a arte em diversos aspectos. Nos textos passados trouxemos as perguntas sobre o que é arte e falamos sobre a sua finalidade e sobre o porque um artista faz arte ("O que é arte? Trabalho ou diversão?" e Porque um artista faz arte?) e se você é artista e ainda não leu esses textos, ou se interessa por arte e as vezes se faz essas perguntas. Volta lá e leia os textos e procure entender a arte de um outro ponto de vista.


Antes de começarmos o texto eu te convido a refletir como você enxerga a arte. Para isso eu deixo algumas perguntas em tópicos abaixo:


> Você vê a arte como lazer e diversão? > Você vê a arte somente como entretenimento? > Você tem a ideia que todo artista sonha em ser famoso? > Já se perguntou por que um artista faz arte? > Já parou para refletir qual o sentido social da arte? > Pra você qual é o papel da arte na sociedade?


Bom, agora que você já refletiu um pouco sobre o que você pensa e acredita sobre a arte e qual o papel dela na sociedade, acho que podemos introduzir outros pensamentos e outros pontos de vista. Vou trazer alguns conceitos técnicos e também uma perspectiva pessoal sobre o assunto.


Arte e sociedade


Pra mim quando penso na importância da arte para a sociedade me vem na cabeça três palavras: transformação, espaço e tempo. Arte é movimento, ela é dinâmica e se transforma com o tempo, ela transforma quem faz e transforma as pessoas que participam dessa experiência de viver a arte. Como dizem os poetas, "Viver é uma Arte". E para pensar na vida como uma arte quero deixar uma frase de Vinícius de Moraes que fala, "A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida..."


Fui pesquisar no google (pesquisa no google) qual "a importância da arte na sociedade" e encontrei várias respostas trazendo algumas perspectivas sobre a importância da arte:


Reposta 1 - influência da arte

"A arte tem um papel importante na sociedade como forma de ressignificar e reciclar objetos que seriam descartados, reduzindo assim o acúmulo de lixo que temos no nosso planeta. O artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados.", veja acompanhe a pesquisa na integra junto com o texto.

Acredito que veremos várias pontos de vista se analisarmos detalhadamente essa pesquisa, a arte é abstrata mas a transformação dela é real. E digo isso pois quando vejo que por mais diferentes que sejam os pensamentos eles se traduzem sempre em algo relacionado a algum tipo de transformação. Eu particularmente gosto muito das palavras ressignificar e reciclar, pois elas estão diretamente relacionadas com transformação e com meu propósito através da arte.


Resposta 2 - funchal notícias

"O conceito de arte é diferente conforme a cultura e a própria vivência dos povos. Mas uma certeza temos que é fato, da arte estar presente em todo mundo e ter uma importante influência na vida das pessoas."


Na perspectiva desse escritor a importância da arte é devido a diversidade dela e a singularidade que ela possui de acordo com cada local. E acredito que este é um fato de extrema importância, pois mostra que a arte é um elemento de identificação de uma pessoa. Cada um tem e mantém as tradições de acordo com o seu local de nascimento e/ou criação, de acordo com os valores da sua família e geralmente considerando também os hábitos das pessoas que vivem ao seu redor. A arte influencia sim a vida e o comportamento das pessoas, arte é cultura, e cultura não é estática, é dinâmica, ela se transforma o tempo todo, em todo lugar. Então pra mim a arte é um elemento que obrigatoriamente gera transformação, se algo é estático e imutável, não corresponde a arte em si, e pode simplesmente ser o registro de uma arte em um determinado lugar no espaço e tempo.


Reposta 3 - Quatro lados

"A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social."


É maravilhoso perceber que existem pessoas que assim como eu reconheçam a importância da arte e da cultura para a sociedade. Ainda estamos avançando no sentido de valorização das culturas populares e das tradições que caracterizam a construção de um povo, principalmente quando falamos em comunidades indígenas e povos tradicionais. Eu acredito que uma das transformações que a arte pode gerar é a liberdade de pensamento e auxiliar na saúde mental de mentes que se propõe a se transformarem. Em mentes que admiram o desconhecido e que veem o novo como algo diferente, sem ser refém de tradições conservadoras, que por vezes são tóxicas. A arte promove o respeito as diferenças sem perder a sua singularidade, permite que você admire o novo sem perder a sua raiz. Arte é amor, e se tem amor não há competição, a vida é uma arte quando vivemos pelo amor e nos permitimos nos transformar pelo amor. Utilizando a nossa mente criativa e deixando de lado a mente competitiva.


Pra mim a arte é importante para a sociedade pois ela é capaz de acionar em nosso corpo sentimentos de amor e prazer, que transformam nossa forma de ver, pensar e agir. Acredito no poder so som de curar. Certa vez eu fui questionado, me diziam que eu era sonhador demais e que eu não iria conseguir mudar o mundo. Eu ainda jovem, mas já tinha a personalidade forte, então respondi: "Eu posso não conseguir mudar o mundo, mas vou morrer tentando". E quando disse isso, eu falei com muito amor e com toda a verdade que existe em meu coração. Sou grato pelos meus ancestrais que morreram lutando para que o mundo que eu vivo hoje, fosse melhor que o mundo que eles viveram. É por isso que eu faço arte, para transformar o mundo de amanhã num lugar melhor!


Obrigado a você que chegou até aqui e se permitiu observar a arte de um outro ponto de vista.


Em outro momento vou trazer aqui relatos de artistas para vocês entenderem o que existe por trás da arte de cada um, mas este é um assunto para um próximo texto aqui blog, acompanhem.



Conecte-se comigo!


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que possam se interessar em saber mais a partir de outras perspectivas!



Caso prefira, pode mandar um e-mail para moisespescador.oficial@gmail.com .

Um abraço e até a próxima!

23.956 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page