Buscar
  • moisespescador

O que é Arte? Diversão ou trabalho?

Atualizado: Mar 21

Você é convidado neste momento para analisar a arte de maneira mais ampla, e assim perceber que a arte pode ser concomitantemente trabalho e diversão. Depende somente do seu ponto de vista. Boa Leitura.



Antes de começarmos o texto eu te convido a refletir como você enxerga a arte. Para isso eu deixo algumas perguntas em tópicos abaixo:


> Você vê a arte como lazer e diversão? > Você vê a arte somente como entretenimento? > Você tem a ideia que todo artista sonha em ser famoso? > Já se perguntou por que um artista faz arte? > Já parou para refletir qual o sentido social da arte? > Pra você qual é o papel da arte na sociedade?


Bom, agora que você já refletiu um pouco sobre o que você pensa e acredita sobre a arte e qual o papel dela na sociedade, acho que podemos introduzir outros pensamentos e outros pontos de vista. Vou trazer alguns conceitos técnicos e também uma perspectiva pessoal sobre o assunto.


Diversão ou Trabalho?


O primeiro conceito que eu quero introduzir é que a arte pode ser lazer e diversão para muitas pessoas, mas para tantas outras, ela é mais que isso. É um trabalho, é uma fonte de renda, é o sustento de uma família. E isso é fundamental pensarmos na arte como atividade econômica, que movimenta bilhões de reais e contribui cada vez mais para o aumento do PIB no Brasil. As artes são atividades econômicas e você pode saber um pouco mais sobre cada função dentro do campo artístico consultando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Existe um CNAE que engloba Artes, Cultura, Esporte e Recreação, o que eu acredito colaborar com a visão da arte somente como recreação.


A contribuição da arte na evolução humana


A contribuição da arte na evolução humana é inquestionável. Desde o tempo da "pedra lascada" os homens da caverna utilizavam a pintura como ferramenta para registrar suas descobertas e uma forma de transmissão de conhecimento para as próximas gerações. Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25000–8000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre. Fonte: História da arte - Wikipédia.


É interessante a gente perceber como as artes visuais foram importantes para que nós evoluíssemos quanto homo sapiens, já que as pinturas rupestres foram os primeiros registros


Pra mim, qualquer arte têm uma contribuição gigantesca para nossa qualidade de vida e música reflete diretamente na nossa saúde mental. Eu ouvi de um mentor algo que descreve bem esse meu ponto de vista, "Você acredita em tudo o que vê, e aquilo que você vê, você replica" Bruno J Gimenes. Pensando na música também observamos uma origem bem antiga.


A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como consequência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia. Fonte: Música - Origem - UOL


Não podemos negar que a arte existe na humanidade a um bom tempo, mas porquê então a arte é desvalorizada? Ou porque sua contribuição para a sociedade é subestimada em comparação com as outras áreas?


Se você gosta de arte e chegou até aqui. Pare para pensar um pouco sobre o assunto. Já parou pra pensar porque um artista faz arte?


Este é um assunto para um próximo texto aqui blog, acompanhem.



Conecte-se comigo!


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que possam se interessar em aprender mais!


Aproveite e siga-me no Spotify, YouTube, Instagram e Facebook! Se desejar, conheça sobre os nossos projetos culturais!


Caso prefira, pode mandar um e-mail para moisespescador.oficial@gmail.com .

Um abraço e até a próxima!

Posts recentes

Ver tudo